quinta-feira, 12 de setembro de 2013

10 maneiras de fazer com que seus colegas de trabalho gostem de você

Uma carreira de sucesso também depende de boas relações no emprego.



Em um emprego, é essencial que você saiba como ter boas relações com seus colegas de trabalho para que seu desenvolvimento profissional seja possível. Afinal, inimizades só vão prejudicar você e diminuir suas chances deexpandir seu network. Para que você consiga melhorar o convívio com as pessoas do local onde você trabalha, existem algumas dicas que você pode seguir.


A seguir, confira 10 maneiras de fazer com que seus colegas de trabalho gostem de você:

1. Faça com que seus colegas se sintam importantes

Todos nós gostamos de nos sentir importantes. Atos de gentileza como um simples “bom dia” podem fazer toda a diferença, assim como reconhecer o bom trabalho de seus colegas de trabalho e apreciar suas opiniões.

2. Fale nos termos que a outra pessoa quer

Seus colegas de trabalho provavelmente têm objetivos que desejam alcançar, assim como você. Por isso, procure descobrir quais são as metas das pessoas no seu emprego e converse com elas sobre isso, falando sobre os benefícios que elas poderiam alcançar.

3. Tenha interesse sincero em seus colegas

Mostrar interesse sincero em seus colegas de trabalho fará com que eles vejam em você uma pessoa com quem gostariam de se relacionar e por isso se tornam mais receptivos. Sendo assim, procure conversar sem falar sobre você mesmo a todo o momento. Mostre que você se importa com o que a outra pessoa tem a dizer.

4. Coloque outras pessoas antes de você

Quando alguém precisar resolver alguma dificuldade, ofereça-se para ajudar e não aja como se seus problemas fossem mais complicados que os demais. Isso mostra que você se importa com seus colegas.

5. Sorria

Um sorriso demonstra simpatia e pessoas simpáticas conquistam amizades. Por isso, procure passar essa imagem a seus colegas.

6. Faça perguntas e ouça antes de falar sua conclusão

Muitas pessoas costumam falar o que pensam antes mesmo de ouvir o que as outras têm a dizer. Para que você não crie inimizades, procure escutar outras opiniões e problemas antes de dizer alguma coisa para entender realmente qual é a situação.

7. Faça sugestões em vez de expressar sua opinião

Expressar sua opinião é algo positivo, porém, algumas vezes você deve saber como demonstrá-las. A melhor maneira para isso é fazer sugestões quando alguém relatar algum problema a você em vez de impor suas ideias como se fossem as mais corretas.

8. Não diga às pessoas que elas estão erradas

Quando você achar que alguém está errado, antes de dizer isso à pessoa, procure entendê-la e conversar de uma maneira que possa mostrar que você está levando a opinião de seu colega em consideração.


9. Quando você errar, admita

Não tente esconder um erro. Todas as pessoas cometem enganos e mostrar que você tem humildade suficiente para admitir quando erra fará com que seus colegas passem a admirá-lo.

10. Se precisar criticar, faça de maneira construtiva

Sempre que você estiver em uma situação que parece errada e precisar fazer uma crítica, tente fazer isso de maneira discreta, apenas entre você a pessoa específica, além de procurar fazer sugestões que possam resolver o problema, transformando sua crítica em algo construtivo.

Fonte: Universia

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