segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Dicas para se vestir como um empreendedor de sucesso

Primeira impressão





A rotina de empreendedores em pequenas empresas pode ser tão diversa que muitas vezes fica difícil saber o que vestir para, em um mesmo dia, passar a manhã no escritório, almoçar com um cliente e tentar um empréstimo no banco no fim do dia. Segundo um levantamento da consultoria americana Harris Interactive, boa aparência – que não tem a ver com beleza física – passa mais confiança. Para 90% dos entrevistados, quem se arruma mais tem mais chances de causar uma boa primeira impressão.



Marcele Goes, consultora de imagem pessoal e corporativa da Estilo Sob Medida, diz que não há fórmula mágica para estar sempre vestido adequadamente. “É indicado ter um look reserva guardado no escritório, que pode ser somente uma camisa passada para os homens e um vestido para as mulheres, algo que possa ser trocado rapidamente e transforme o look”, diz.



Para não errar na hora de escolher a roupa e causar uma boa impressão, Marcele indicou como estar pronto para diversas ocasiões do cotidiano empreendedor. Nas fotos, cenas de filme exemplificam o que a consultora considera mais adequado para cada circunstância. 


Almoçar com um cliente


O almoço pode parecer um momento mais informal, mas é parecido com uma conversa com o gerente do banco: é preciso ganhar a confiança do interlocutor, provar que é capaz. “Para isso, a vestimenta é semelhante: calça e camisa social. Neste caso, a cor é mais ainda importante: tons claros na parte de cima como branco ou off white não criam barreiras entre as pessoas”, diz. 




Conversar com um investidor

A dica aqui é, sempre que possível, conhecer o investidor e o local do encontro para estar no mesmo padrão de formalidade. “Aqui você vai adentrar o ambiente do outro, então é indicado estar no grau de formalidade dele, que provavelmente será uma vestimenta mais formal: costume e gravata para os homens, camisa e calça de alfaiataria para as mulheres”, indica. “Utilize contrastes marcados, como branco com preto e um tom de vinho ou vermelho”, ensina.

Fonte: Exame

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...